Balanço da última edição

O Encontro Anual do Comitê de Glóbulos Vermelhos e do Ferro da ABHH e Congresso Mercosul de Anemias acontece a cada dois anos. A última edição ocorreu em 2012, na cidade de São Paulo, e reuniu aproximadamente 150 participantes, entre hematologistas, estudantes e profissionais de áreas correlatas, no Hotel Blue Tree Towers, no Morumbi.

Dividido em seis módulos, três por dia, o programa científico trouxe à discussão a deficiência de ferro e anemia ferropriva; fortificação de alimentos com ferro; doença falciforme; tratamento com hidroxiureia; anemias raras e hemoglobinúria paroxística noturna. Na ocasião, o coordenador do encontro, o hematologista Rodolfo Delfini Cançado, relatou suas expectativas em relação às próximas edições do evento. “Esperamos repetir nas edições posteriores o mesmo sucesso e ampliar o número de participantes.”

 

Além de Cançado, integraram a Comissão Organizadora os hematologistas e membros do Comitê de Glóbulos da ABHH, Aderson da Silva Araújo, Clarisse Lobo, Dimas Tadeu Covas, Fernando Ferreira Costa, Ivan Ângulo, Maria Stella Figueiredo, Sandra Fátima Gualandro e Sara Teresinha Olalla Saad.

 

O vice-diretor científico da ABHH, professor Roberto Passetto Falcão, e o vice-diretor de Relações Internacionais, Carlos Chiattone, foram convidados a participar do Encontro como moderadores. Passetto, que conduziu o módulo sobre casos de anemias raras, aproveitou a ocasião para convidar os palestrantes a escreverem artigos de revisão para o periódico científico da Associação, a Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia (RBHH).

O Encontro também contou com a participação do convidado internacional Miguel Abboud, que proferiu uma conferência sobre doença falciforme. Durante sua passagem pelo Brasil, Abboud falou para a equipe da News ABHH sobre alguns dos avanços e desafios no tratamento da doença.  Confira.