Menu
enpt-br

A Cidade

market_west_towersFlorianópolis, capital do estado de Santa Catarina (SC), é conhecida também como “Ilha da Magia”. Situa-se no litoral catarinense, com uma parte insular (ilha de Santa Catarina) e outra continental, incorporada à cidade em 1927, com a construção da ponte pênsil Hercílio Luz, de 820 m de comprimento, que ligou a ilha ao continente e possui entre 20 e 40 metros de altitude.

Varrida por ventos muito variáveis, possui um clima subtropical úmido, que se caracteriza pela alternância de verões e invernos, e farta distribuição anual de chuvas. Suas 42 praias contribuíram para que a cidade se tornasse a capital turística do Mercosul, com intenso movimento turístico durante todo o verão, formado principalmente por argentinos, gaúchos e paulistas.

Da mata subtropical, que a revestia originalmente, resta muito pouco, devido à pequena lavoura de subsistência e culturas permanentes, promiscuamente associadas pela população rural, que tem na pesca parcela importante de sua atividade.

O plano da cidade originou-se a partir da Praça XV de Novembro, estendendo-se até o pé da colina onde se eleva a catedral. A articulação dos bairros e subúrbios faz-se através de ruas ou avenidas, de longo e sinuoso traçado, entre o mar e as encostas dos morros. Apesar das sensíveis modificações introduzidas por construções modernas, a paisagem urbana guarda ainda muito do aspecto arquitetônico colonial.

Florianópolis é uma das três capitais insulares do Brasil. Vem se firmando cada vez mais como centro de turismo, graças às praias (Jurerê, Canavieiras, Ingleses, Armação, entre outras) que circulam a ilha e à beleza da Lagoa da Conceição, a 13 Km de distância do centro. Nos arredores da lagoa, são características as rendas de bilros, de tradição açoriana. Entre os monumentos históricos da cidade, destacam-se a casa de Vitor Meireles, os fortes e a catedral metropolitana.

catedralConsiderada por muitos habitantes e turistas que a visitam como detentora de uma beleza singular, dotada de fortes traços da cultura açoriana, observados nas edificações, artesanato, folclore, culinária e tradições religiosas, Florianópolis tem no turismo uma de suas principais fontes de renda.

Para maiores informações acesse o site: http://florianopoliscvb.com.br/